Geralmente quando temos um dual boot, dois ou mais sistemas operacionais em um mesmo HD, sendo que o Ubuntu é um deles, o GRUB, gerenciador da inicialização ou BOOT, na maioria dos casos deixa o Ubuntu como sendo a primeira opção.
Em alguns casos os usuários necessitam por algum motivo que o Windows inicie como primeira opção no BOOT, sendo assim, o Windows deve aparecer no GRUB no primeiro item da lista de inicialização.
Vamos entender algo importante, quando o Ubuntu está no primeiro item da lista, significa que ele está na posição "0" (zero), conte de zero até a posição em que o outro sistema operacional se encontra. No caso do meu exemplo o Windows está na posição "5" (cinco).
![]() |
| Alterado o GRUB do Ubuntu |
O que temos que fazer é bem simples, abra o terminal, CTRL+ALT+T. O arquivo de configuração é o grub. Precisamos acessa-lo com um editor de texto como super usuário. Neste exemplo vou utilizar o gedit para editar o arquivo do grub.
~$sudo gedit /etc/default/grub
Ao abrir o arquivo procure pela linha onde há a seguinte diretiva:
GRUB_DEFAULT=0
Agora troque o "0" por "5", sem aspas, como de fato está, ficando assim:
GRUB_DEFAULT=5
Agora utilize o menu do gedit e salve a alteração. Feito isso, volte para o terminal, vamos atualizar o grub. Digite o comando:
~$sudo update-grub
Está feito, inicialize o sistema e veja a alteração.
