segunda-feira, 30 de maio de 2011

Roteadores wireless domésticos em modo bridge

Veremos aqui como configurar uma bridge em roteadores wireless domésticos, como TP-Link, D-Link e Linksys.


É bem simples: não é preciso configurar nada! Aliás, nem existem configurações para isso nos setups desses roteadores. Isso leva muita gente a dizer que eles não funcionam como bridges. Mas isso não é verdade.

Observe a figura a seguir. Ela mostra as portas de um TP-Link TL-WR542G.

Como todos sabem, há uma porta WAN e quatro portas de switch, certo? ERRADO! São cinco portas de switch: as quatro RJ-45 mais a antena. Isso mesmo, a antena faz parte do switch. Você pode considerar que é a quinta porta. Então, se o cabo que vem do modem ADSL for ligado numa das quatro portas RJ-45 e não na porta WAN, o seu notebook receberá IP do modem (é necessário desabilitar o DHCP no setup do roteador wireless). Veja a figura a seguir:

Particularmente, gosto de colocar o modem ADSL para atuar no modo bridge e configurar o roteador wireless para fazer a conexão ADSL e NAT. Isso evita um NAT no modem e outro no roteador, caso você queira ter vários clientes ADSL. Então, a fórmula final para isto é:

  1. Colocar o modem ADSL como bridge.
  2. Habilitar o DHCP no roteador wireless.
  3. Configurar o cliente ADSL do roteador wireless.
  4. Ligar a porta WAN do roteador wireless no modem ADSL.
Até agora você não utilizou o modo bridge do roteador wireless. Mas, caso o sinal esteja fraco em alguns cômodos da sua casa, você poderá instalar mais um roteador. Ligue os dois roteadores pelas suas portas RJ-45 switch, tomando o cuidado de deixar o DHCP habilitado somente no principal. Assim, apenas um dos roteadores fornecerá endereço IP para os clientes e fará NAT. Na minha casa, eu coloquei um roteador no escritório e outro na sala. Ficou perfeito.

Um outro uso do roteador wireless em bridge é quando você quiser colocá-lo na sua rede e já tiver um servidor DHCP ativo. Bastará ligá-lo na rede por uma das suas portas do switch e desabilitar o DHCP server do roteador. Simples! E isso funciona com D-Link, Lynksys etc. Particularmente, depois de experimentar bastante cada um desses, virei fã do TP-Link.