Se você abriu um blog no BlogSpot e não sabe como remover a barra superior do BlogSpot, então chegou a hora de você a prender a retirar esta barra que incomoda muitos blogueiros, usuários e visitantes.
Para remover a barra superior do BlogSpot, a única coisa que você deve fazer é adicionar o código a seguir em cima da tag <head> do código HTML do seu template.
Para fazer todo o procedimento, vá no LayOut do seu blog e depois no guia Editar HTML. Lá você irá localizar a tag e vai colar o código a cima dela, assim:
<style>
#navbar-iframe { height:0px; visibility:hidden; display:none }
</style>
<head>
Se você fizer tudo certo, então você irá remover a barra superior do BlogSpot com sucesso.
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
Testador de porta USB

Encontramos frequentemente na internet relatos de usuários de dispositivos USB que ao conectarem seus equipamentos numa porta USB os mesmos deixam de funcionar, isso acontece principalmente quando conectam nas entradas frontais dos gabinetes Desktop.
Ocorre que, ao montar o computador, o “técnico” conecta erroneamente os fios do painel frontal das portas USB na placa mãe, e neste caso o equipamento ao ser conectado nesta porta é alimentado com a polarização invertida, ocasionando a queima do equipamento.
Apresentamos um projeto muito simples que ajuda a detectar se a porta USB está corretamente ligada e funcionando. Este dispositivo é muito útil para quem monta computadores, também para quem presta assistência técnica e demais usuários que plugam seus equipamentos USB em computadores desconhecidos.
O testador de porta USB é um dispositivo construído com componentes eletrônicos encontrados facilmente nas lojas de material eletrônico.
Lista de material
1 – Conector USB macho (pode ser retirado de pendrive sucateado)
1 – Placa de fenolite universal 3×1,2cm (tipo ilha desligada)
1 – Led vermelho 3mm
1 – Led amarelo 3mm
1 – Led verde 3mm
3 – Resistores 1/8w 1KΩ (mini)
O circuito

O circuito do testador é muito simples e funciona da seguinte forma.
Ao conectar o testador na porta USB do micro e esta encontra-se em perfeito funcionamento, a corrente proveniente do pino1 (+5V) será aplicada ao circuito composto por R1 e o LED verde, neste momento o led acende indicando que a polarização da porta USB está correta (positivo no pino1 e negativo no pino 4). Também será aplicado uma pequena corrente (nível HI) no pino D+ (pino 3). O computador detecta este nível HI no pino D+ e envia para o testador um trem de pulsos de nível (LOW) fazendo o led amarelo piscar por 3 vezes.
Caso a porta encontra-se montada com a polarização invertida (pino 1 negativo e pino 4 positivo) o led vermelho acenderá e se manterá acesso. Veja mais abaixo outras indicações de possíveis problemas na porta USB.
Montagem do circuito

Layout do circuito (visão do lado dos componentes).
Iniciamos a montagem furando a placa universal para encaixar corretamente no conector USB.

(vista do lado da solda)
Para a montagem do circuito utilizamos uma placa de fenolite universal dada a sua facilidade na montagem de protótipos experimentais.

(vista do lado dos componentes)
Para montar, introduza os componentes na placa e solde-o na sua ílha, com uma gota de solda, faça a ligação das ilhas formando assim as trilhas do circuito .
O usuário poderá desenvolver a sua própria placa de acordo com o diagrama ou esquema proposto no projeto.
Funcionamento do circuito
Antes de ligar confira a montagem, verifique a existência de curtos entre as ílhas ou terminais dos componentes mal soldados e a correta colocação dos leds indicadores.

Conecte o circuito numa das portas USB, se tudo estiver correto, o led verde acenderá e se mantém acesso, isso indica que a polarização da porta USB está correta (pino 1 = +5V e pino 4= GND), logo o led amarelo apresentará 3 piscadas rápidas.
Logo em seguida aparecerá na tela ( ao lado do relógio) o ícone USB juntamente com o balão informando que o dispositivo não está funcionando corretamente.

Está informação é normal e ocorre porque não temos um real dispositivo USB conectado na porta, o computador tenta se comunicar com o nosso dispositivo testador (veja as piscadas no led amarelo) porém não obtendo resposta do dispositivo testador, o computador apresenta uma informação de mau funcionamento.
Veja a seguir, situações e indicações de possíveis problemas na porta USB.
Led vermelho aceso: A polaridade da porta USB está invertida, neste caso, não conecte nenhum tipo de equipamento USB antes de verificar a correta posição dos fios no conector USB na placa mãe.
Led amarelo aceso: A posição dos fios na placa mãe estão ligados erroneamente, neste caso, não conecte nenhum equipamento antes de verificar a correta posição dos fios no conector USB na placa mãe.
Todos os leds apagados: A porta USB está sem alimentação ou os fios estão ligados erroneamente na placa mãe, não conecte nenhum equipamento sem antes verificar a correta posição dos fios no conector USB na placa mãe.
Led verde acesso e led amarelo piscando 3 vezes ao conectar: A polarização está correta, o computador está tentando se comunicar com o dispositivo testador.
Ao plugar o testador na porta USB e o mesmo indicar tudo OK (led verde acesso) e mesmo assim o equipamento não é reconhecido pelo sistema, desligue o computador e verifique a posição dos fios D+ e D- do cabo que liga as portas USB na placa mãe. A posição invertida dos fios D+ e D- não causa a queima dos equipamentos, mas pode acontecer de não serem reconhecidos pelo sistema ou apresentarem mau funcionamento.
Veja a correta posição dos fios na placa mãe.
Pino 1 - Power (+5V)
Pino 2 – Data (-)
Pino 3 – Data (+)
Pino 4 – GND ( 0V ou negativo)
Pino 5 – NC (não conectado)
Segue a mesma sequência na segunda fileira de pinos.
A montagem final do testador USB fica a critério do montador, poderá ser usado a própria caixinha de algum pendrive abandonado. Bom trabalho.
Fonte: http://www.eletronika.net
Favicon: um ícone para o seu blog
Este assunto não é novidade, mas notei que a grande maioria dos blogs ainda não fazem uso dos favicons. Por isso, ao visitar os blogs, normalmente aparece o ícone do Blogger na barra do browser (
O favicon é uma imagem pequena, no tamanho de 16x16 pixels e normalmente no formato “.ICO” (de ícone). Há ainda outras possibilidades: há browsers que conseguem mostrar favicons animados e mesmo em outros formatos (GIF ou PNG). Mas, vou descrever aqui somente o processo utilizando o arquivo “.ICO”, que funciona perfeitamente para os três browsers que citei acima.
Como posso obter um favicon para meu blog?
Há 3 alternativas para você obter um favicon. Vou citá-las abaixo, começando da mais simples e indo até a mais complexa.
1. Utilizar um favicon pronto Existem diversos sites em que é possível encontrar favicons prontos. Neste caso, basta visitar um desses sites e escolher um para seu site. Há milhares de opções diferentes! Alguns desses sites:
Se você se decidir por um desses arquivos, salve-o em seu computador. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele e escolher a opção para salvar a imagem.
Obs.: Sobre o www.canva.com, ele é um site de design gráfico gratuito, vai além do favicon. É fácil de usar e completamente online (não é necessário baixar nenhum programa).
2. Converter uma imagem existente
Você pode também utilizar uma imagem já existente para criar o seu favicon. Esta foi a opção que adorei. Isso é útil caso você já tenha um logotipo ou avatar que identifique seu blog. Ficam com um melhor resultado imagens quadradas e que possuam bom contraste. Essas características garantem que a imagem continuará legível quando for redimensionada para 16x16 pixels.
Existem sites na internet que fazem a conversão de maneira bastante simples. O mais simples que encontrei é o http://www.favicon.co.uk. Basta escolher em seu computador o arquivo com a imagem original, selecionar o tamanho 16x16 e clicar em “Generate Favicon”. O processo é praticamente instantâneo e o favicon é exibido para download.
Outras opções:
- www.canva.com - Já comentado mais acima.
- http://www.prodraw.net/favicon – A diferença é que este site mostra algumas opções de imagens geradas para você escolher o que ficou com melhor qualidade.
- http://www.dagondesign.com/tools/favicon-generator-tool – Outra ferramenta bastante simples.
- http://www.html-kit.com/favicon – Este site permite opções adicionais após a criação do favicon, como adicionar borda, texto e animação.
Como na opção anterior, salve em seu computador o favicon gerado.
3. Criar seu próprio favicon Esta última opção é para quem quer criar o seu favicon de forma manual. Pessoalmente, acho mais prático você desenhar seu favicon em formato grande e quadrado em qualquer editor de imagens e utilizar a conversão indicada no item anterior.
Mas, se você quiser criar seu favicon do zero, uma boa alternativa é o http://www.favicon.cc. Nele você pode desenhar seu favicon pixel a pixel. Pode também importar uma imagem e fazer online os ajustes necessários. A ferramenta permite também criar um favicon animado.
Novamente, salve o resultado final em seu computador.
Você também pode criar seu favicon utilizando o www.canva.com, tem ferramentas de texto, opções de fundos, imagens pré-definidas, opção de upar suas próprias imagens. Recomendo conhecer.
Você também pode criar seu favicon utilizando o www.canva.com, tem ferramentas de texto, opções de fundos, imagens pré-definidas, opção de upar suas próprias imagens. Recomendo conhecer.
Como adicionar o favicon ao meu blog?
Agora, com seu favicon criado, faltam apenas dois passos: hospedá-lo na internet e associá-lo ao seu site.
O primeiro passo é colocar seu favicon em algum provedor de arquivos. Há diversas opções para hospedagem. Você deve fazer o upload de sua imagem e copiar o caminho dela. Para o formato tradicional (.ICO), como expliquei aqui, não há muitas opções. Eu gosto muito do Webs.com porque a imagem fica com um nome “amigável” e é possível substituí-la posteriormente, sem alterar o endereço do link. Outras opções grátis:
Agora, falta apenas alterar o HTML do template do seu blog e adicionar a linha abaixo logo antes do </head>, alterando o texto em vermelho pelo endereço de seu favicon:
<link href='http://seusite.com.br/LogoGB16x16.ico' rel='shortcut icon' type='image/x-icon'/>
Pronto! A partir de agora, quem acessar seu blog já verá o seu favicon.
Fonte: http://www.gerenciandoblog.com.br
Assinar:
Comentários (Atom)